2024 foi um ano dinâmico com capítulos que marcaram a nossa história de 45 anos! Hoje, vamos rever com mais detalhes o que aconteceu em setembro, quando participamos do Brazil Creating Fashion for Tomorrow: A Chain of Woman (Brasil: Criando Moda para o Futuro: Uma Corrente de Mulheres).
O evento em Londres, na sua segunda edição, é liderado e curado por Camila Villas, Lilian Pacce e Marilia Biasi, e destaca criadores e inovadores brasileiros guiados por valores socioambientais. Com exposição e uma programação de talks (rodas de conversa), BCFFT evidenciou a opulência dos materiais do Brasil, o artesanato único e os processos de design inovadores.
Ganhamos destaque entre os projetos de inovação apresentados este ano com ORICLA ELÁSTICO, tecido criado a partir de sobras do corte da nossa produção em larga escala de moda fitness. ORICLA ELÁSTICO é o resultado de um projeto de redução de resíduos têxteis e uma parceria com Agustina Comas, designer têxtil especialista em upcycling industrial.
Com técnicas do upcycling e a força de trabalho de costureiras, ORICLA ELÁSTICO representa uma alternativa de impacto positivo para o setor do activewear. Ao transformar o que seria resíduo da confecção convencional de roupas, a inovação traz vida e valor para materiais sintéticos, mantendo-os no mercado, capacitando pessoas, e mitigando um dos maiores problemas ambientais da moda.
Especialmente para essa exposição, em collab com a marca recém-criada A.C.T., desenvolvemos na T.Christina top e bermuda com ORICLA ELÁSTICO preto em formato de penas (sobras do corte das leggings).
“A A.C.T. viu instantaneamente o valor do ORCILA ELÁSTICO e veio como mais um parceiro acreditando completamente nessa inovação. Muito interessante mostrar ORICLA ELÁSTICO em peças feitas para a prática de esportes, mas que têm toda uma carga de design e um forte olhar de moda, característico da A.C.T, marca que acaba de chegar ao mercado já trazendo identidade e discurso. Além disso, a oportunidade de conectar nosso projeto com outras marcas reforça o sentido do trabalho que, para alcançar de fato impacto positivo, precisa de mais pares investindo na ideia e, principalmente, valorizando as práticas de circularidade na cadeia produtiva”, comentou Agustina.
Na Embaixada Brasileira de Londres, o evento que contou com patrocínio do Grupo Malwee e apoio da Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), apresentou os seguintes nomes:
Designers e marcas: Catarina Mina, Cura Acessórios, Demodê, Farm Rio, Flavia Aranha, Irá Salles, Isabela Capeto, Lenny Niemeyer, Malwee, Marina Bitu, Nalimo, Nannacay, Neriage, PatBo, Paula Ferber, Renata Brenha, Silvia Furmanovich, Tereza Xavier, Vicenta Perrotta, Vix, WTNB.
Inovadores: Amadeu, Banco de Tecidos, Ecotece + Bela Brand, Newsew 3D, Oricla Elástico + A.C.T, Pacoa Eco, Thais Cipolletta.
Na foto acima, da esquerda para a direita: Camila Villas, Agustina Comas, Lilian Pacce e Claudia Cicolo, nossa Diretora Executiva.
“O convite para a exposição é como um reconhecimento ao nosso movimento por uma transição justa e urgente na moda, que exige esforços além dos financeiros, como insistência e fé de que é possível criar, mesmo em tempos difíceis, formas mais éticas de produzir e de consumir a moda. De um incômodo grande, surgiu uma história pioneira gratificante, que abriu portas para outras melhorias na nossa confecção, trouxe a noção de que temos muito “dever de casa” e de que é imprescindível apostarmos em parcerias e troca de expertise para irmos mais longe”, afirmou Claudia.
O prédio onde hoje funciona a Embaixada Brasileira foi sede da companhia de engenharia que construiu o Titanic, fica no bairro de Westminster, perto de Trafalgar Square e Piccadilly Circus, dois centros de efervescência fashion e cultural de Londres. As imagens acima são da fotógrafa brasileira Amanda Scavone que acompanhou nossa equipe por algumas horas da viagem.
No dia seguinte à abertura da exposição, ainda na Embaixada Brasileira, Agustina participou do painel “New Ways to Add Value: Recycle and Repurpose” (Novas Formas de Agregar Valor: Reciclar e Reutilizar), com Audrei Russo, CBO do Grupo Malwee, e com a pesquisadora da Royal College of Art, Bruna Petreca. Na conversa, mediada pela curadora do evento e jornalista Lilian Pacce, conhecemos algumas ferramentas de circularidade na moda, com a apresentação de diferentes soluções e inovações, como ORICLA ELÁSTICO.
Neste mesmo dia, recebemos a visita inesperada da jornalista criadora do postcast Wardrobe Crises, Clare Press. Clare foi Editora de Sustentabilidade na Vogue Austrália, foi primeira Embaixadora Global da iniciativa Make Fashion Circular da Ellen MacArthur Foundation. É conselheira do Fashion Revolution desde 2014 e também integra o Conselho Consultivo da Copenhagen Fashion Week, entre outras atuações de relevância e influência. Durante o evento, Clare fez o convite para uma entrevista com Agustina, que aconteceu no dia seguinte e ainda não foi ao ar.
Na foto abaixo: da esquerda para a direita, Luanna Cicolo (empresária e fundadora da Rani Fit, a primeira marca a apostar no ORICLA ELÁSTICO), Claudia Cicolo, Clare Press, Agustina Comas e Marilia Biasi com sua filha.
Nossa ida a Londres rendeu outras oportunidades de aprendizado e atualização. Além da imersão nas lojas e ruas pesquisando o que existe de mais interessante e inspirador na moda, fizemos uma visita aos laboratórios da Royal College of Art, a convite de Bruna Petreca.
Bruna pesquisa aspectos multissensoriais da experiência com materiais inovadores no design, dentre eles têxteis e novas soluções, como construções de roupas modulares, para demandas conectadas à sustentabilidade. Seu trabalho alia diversas tecnologias, como inteligência artificial e realidade aumentada, com maquinário e ainda conta com o suporte do laboratório de biologia da instituição para inovar no setor têxtil.
Nas fotos acima: Luanna Cicolo, Agustina Comas, Bruna Petreca e Claudia Cicolo na entrada do prédio da Royal College of Art e Claudia experimentando a realidade aumentada de uma loja de tecidos, ferramenta para descoberta de novas oportunidades para melhorar a experiência virtual na moda.
Voltamos com uma lista de bons contatos e projetos com os quais podemos continuar desenvolvendo e expandindo as possibilidades do ORICLA ELÁSTICO pelo mundo. A ideia é que a nossa inovação seja assimilada por mais mercados e indústrias em busca de mais sustentabilidade e eficiência no uso de seus materiais. Que venha 2025!
Fotos da capa e oficias do evento: Carol Lancelloti e Valeria Rosso