Pelas segunda vez, desfilamos nossa inovação ORICLA ELÁSTICO* na Brasil Eco Fashion Week, semana de moda que destaca marcas e projetos que priorizam a responsabilidade socioambiental e geram impacto positivo com suas operações. A marca Rani Fit, nascida aqui na T.Christina se inspirou no Carnaval para o desfile Folia de Retalhos, destacando o potencial visual do upcycling, ferramenta que permite o reaproveitamento de materiais que seriam descartados.
RANI FIT NO BRASIL E SUA FOLIA DE RETALHOS
O uso inteligente de materiais na criação de roupas a partir do upcycling é a grande prática da Rani Fit como marca que inova para mais sustentabilidade na moda. O resultado dessa pesquisa e desenvolvimento culminou na celebração de cores e texturas, riqueza do processo criativo que tem a valorização de matéria-prima e da costura como focos.
Rani Fit colocou o “bloco na rua” com peças para o Carnaval. Foram 16 looks multicoloridos, com famílias estampadas, diferentes padronagens geométricas, em modelagens sensuais e mega confortáveis. Macacões, leggings, tops e maiôs, entre outras peças, inspiradas no atual universo fitness e no imaginário de Carnavais passados. Transparência e franjas ajudam o movimento dos corpos na dança.
“Mobilizamos muita energia e criatividade para o desfile. Por isso, resolvemos transformar a passarela num bloco de Carnaval. Era um desejo antigo criar roupas confortáveis e cheias de efeito com as misturas das cores e as formas dos retalhos ” Luanna Cicolo, idealizadora da Rani.
Orquestrando todas essas referências, a marca contou com o olhar da stylist e RP Van Nobre. “Integrar o line-up da BEFW é muito significativo, pois representa os nossos valores de inovação e sustentabilidade. Reafirma o nosso compromisso com a moda consciente“, Van Nobre, do QGNobre.
Nesta 4ª participação consecutiva da Rani Fit no BEFW, e 2ª vez na passarela, além do upcycling transformando retalhos e materiais diversos em novas peças, a marca mostrou outras abordagens do design eficiente, como a modelagem zero waste (saia e capa foram construídas sem gerar nenhuma sobra). Tudo foi desenvolvido e confeccionado aqui na Confecções T.Christina, o que representou uma grande satisfação e emoção para nossa equipe!
Mostramos ORICLA ELÁSTICO, principal matéria-prima da Rani, outros tipos de resíduos têxteis gerados aqui e tecidos de acervo que perderiam valor parados. Nossa sobras de aviamentos foram transformadas em acessórios e adereços de cabeça por Lac Atelier. “Dançamos a delícia do processo de reaproveitamento das sobras, cada pedacinho de tecido e o que se pode recriar”, Van Nishimura, do Lac Atelier.
Tiras – excedentes frequentes da produção em larga escala da moda fitness, usadas para fazer rolotês, alças e viés – viram um novo padrão de ORICLA ELÁSTICO, e peças em macramê, produzidas pela artesã Marta Bernardo. “São 25 anos de trabalho artesanal entre mulheres. Enquanto produzia esses modelos, pensei na minha trajetória. Me senti muito gratificada em apresentar meu trabalho nesse desfile”, Marta Bernardo.
“Apresentar na passarela um trabalho que é baseado em muito pensamento e tecnologia, traz a sensação de que estamos fazendo o melhor que podemos com nossos processos produtivos, para que tragam valor positivo e beleza para o mercado da moda”, Agustina Comas, designer têxtil especialista em upcycling industrial, nossa grande parceira neste projeto de redução e ressignificação de resíduos têxteis.
Nossa equipe entrou segurando as plaquinhas do Fashion Revolution, mostrando que por trás de cada peça existe muito trabalho. “Eu fiz o tecido da sua roupa”, “Eu cortei sua roupa”, “Eu costurei sua roupa”, entre outras mensagens desfilarem como forma de trazer visibilidade para toda força de trabalho que sustenta a nossa moda.
Ambientando o cortejo da Rani pelo tempo, a cantora e compositora Lila fez uma participação ao vivo. “Juntar moda, sustentabilidade e Carnaval é um bom motivo para festejar! Fiquei emocionada na passarela, já que minha ligação com o Carnaval é forte. Em 2016 lancei a faixa Não Fui Eu, Foi o Carnaval. Em 2017, o EP Lila Canta Carnaval e este ano coloquei na rua o Verana, inspirado na pulsão de vida que o verão traz. Além disso, por anos, fiz parte de blocos como O Bangalafumenga, Fogo e Paixão e o Carrossel de Emoções.” Lila.
Lila foi eleita Musa dos Blocos pelo jornal O Globo. Com alma de Carnaval, ela, que também tem se aventurado na produção musical, criou uma trilha original para o desfile, misturando composições próprias e sucessos carnavalescos, passeando pelo saudosismo das marchinhas e outros ritmos como o funk carioca. Foi um espetáculo, que marcou o nosso fim de ano!
SOBRE ORICLA ELÁSTICO
*Tecido feito a partir das nossas sobras têxteis da moda esportiva, ORICLA ELÁSTICO é o resultado de um projeto de redução de resíduos têxteis e uma parceria com Agustina Comas, designer têxtil especialista em upcycling industrial. A partir das técnicas do upcycling e da força de trabalho de costureiras, ORICLA ELÁSTICO representa uma alternativa de impacto positivo para o setor do activewear. Ao transformar o que seria resíduo da confecção convencional de roupas em larga escala, a inovação traz vida e valor para materiais sintéticos, mantendo-os no mercado, capacitando pessoas, e mitigando um dos maiores problemas ambientais da moda, que é o excesso de resíduos.
FICHA TÉCNICA DESFILE
Direção Criativa: Luanna Cicolo (@rani_ranifit) Agustina Comas (@comas_agustina) e Lila Guimarães (@lilaguima)
Criação e coordenação geral de moda: Luanna Cicolo e Agustina Comas
Styling: Van Nobre (@vannobre1/ @qgnobre)
Assistência de styling: Rafael Tadashi
Adereços de cabeça e assessórios: Lac Atelier por Van Nishimura (@lac_atelier)
Macramê: Marta Bernardo
Trilha e performance: Lila (@lila_musica)
Confecção e desenvolvimento: Confecções T.Christina (@confeccoes.tchristina)
Criação e Desenvolvimento: Natália Bertoni (@nabertoni), Aline Narumi (@_alinenarumi), Anna de Jesus (@_jesuisanna)
Estagiária ORICLA ELÁSTICO: Clara Amaral (@claraamarall)
Coordenação de costura: Adriana Duarte, Sônia Maria Ribeiro, Evelyn Rocha e Tatiane Bezerra
Costura: Solange Rodrigues, Leila Salgado, Daiana Dias, Andresa Campos, Adriana Gomes, Andreia Vinholo, Adriana Mazzeti, Elisangela Jesus, Maria Ivania da Silva, Aldeci Oliveira e Josefa Vila Nova
Revisão de qualidade: Francilene Morais
Corte: Sandra Garcia, Marceli Santos, Letícia de Lima, Vagner Araújo, Michael Souza, Felipe Ferreira e Moises dos Santos
Apoio: ORICLA ELÁSTICO
Patrocínio: Confecções T.Christina
Agradecimentos: Claudia Cicolo, Claudio Cicolo, Thais Debellis, Liciana Chaud, Amanda Cicolo, Igor Crivellari, Juliana Bernardo, Laura Ayres, Andrea Fadul, Lilian Silva Sousa, Aline Nascimento, Eduarda Trolezi, Carol Souza, Kelly Oliveira, Vagner Ferreira e todo o time da Confecções T.Christina, Isabel Castro, Daniela Nogueira, Thelma Gomes, Ana Paula Martins da Silva, Priscila Cardoso, Juliana Ribeiro, Monique Ventura, Karina Esper, Douglas Oliveira e Jack Denner
CRÉDITOS FOTOS E DESFILE:
Direção e coordenação de desfiles: Mariana Cezario e Jessica Nogueira @mcprod__ @maricezario @jejenogueira
Direção de casting: Alexandre Queiroz @alequeiroz
Direção de beleza: Diego Américo @diegoamerico
Assistente de Direção: Bárbara Egídio @barbaraegidio
Assistentes de backstage: Luiza Perito e Christian Sato @luizaperito @christiansato
Passadoria: On Backstage @flaviaoliveiras
Fotos de passarela: Marcelo Soubhia / Agência Fotosite
Vídeo: Nekrasius e Vítor Batalha (Portuga) / Agência Fotosite
Fotos de backstage: Zé Takahashi / Agência Fotosite