Primeiros passos ESG
A cada ano avançamos nas ações de responsabilidade socioambiental. Nosso primeiro passo em 2018, foi aderir ao Programa ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), abrindo nossa fábrica para as auditorias e todas as melhorias sugeridas pela entidade que garante segurança e qualidade no ambiente de trabalho, com ainda outras práticas protegendo pessoas e meio ambiente dentro do contexto da nossa cadeia produtiva. Pelo 4º ano consecutivo, conquistamos o selo Ouro ABVTEX com o nosso departamento de Compliance totalmente engajado em manter essa excelência.
Pacto Global ONU
Em 2023, assinamos o nosso compromisso com o Pacto Global da ONU, com o intuito de fortalecer um movimento urgente por indústrias responsáveis e cidadãs, que colaboram para um futuro mais ético e positivo. Desde então, somos atuantes no Movimento Conexão Circular e na Plataforma Comunicar e Engajar.
Este ano, realizamos o preenchimento da COP (Comunicação de Progresso), um formulário e pré-requisito para membros do Pacto Global, baseado na norma GRI (Global Reporting Initiative) com padrões globais para a divulgação do impacto nas áreas ambiental, social e de governança (ESG).
O relatório comunicado e publicado este ano de 2024 é referente ao ano de 2023. Embora algumas de suas regras ainda podem ser revistas e atualizadas, empresa a empresa e setor a setor, acreditamos fortemente no exercício de olhar para a Confecções T.Christina, através do relatório como um retrato da nossa realidade, principalmente, para entendermos quais itens da agenda ESG ainda precisam de mais atenção e de projetos de impacto positivo.
Reportando o nosso impacto
Para nós, o preenchimento da COP foi um desafio muito proveitoso. Reunimos nossos times de Compliance, ESG e Comunicação nessa jornada de autoconhecimento e mapeamento de riscos e oportunidades. A partir do formulário, começamos um outro trabalho: listar pontos nos quais podemos avançar este ano e em 2025, com os recursos humanos e financeiros que temos.
Sabemos que é uma agenda complexa e extensa e que não se transforma tudo ao mesmo tempo, mas nosso compromisso com uma transição justa para um futuro sustentável começa com inquietação, movimento e ações. E que sem relatórios não teremos metas, consistência nem progresso. Justamente por isso, com apoio do SENAI e FIESP também já publicamos dois inventários de emissões de gases de efeito estufa , referentes aos anos de 2022 e 2023 (disponíveis para leitura aqui e aqui!)
Agora, disponibilizamos nossa COP 24, referente ao ano anterior, 2023: