“A dança é um diálogo sem palavras, onde cada gesto, cada salto, cada pirueta é uma frase carregada de significado. Ao assistir a um espetáculo, somos transportados para um espaço onde o tempo externo parece suspender-se, deixando-nos à deriva em um oceano de emoções que transbordam dos artistas e ecoam na plateia”, Inês Bogéa, diretora artística da São Paulo Companhia de Dança.
Como parte dessa narrativa emocional, o figurino também carrega sentidos e significados em cada detalhe. Exatamente por isso, participar da construção dessas roupas é uma oportunidade de vivenciar a dimensão artística que permeia a moda. Foi o que aconteceu com parte da nossa equipe, envolvida na confecção dos 12 looks de Yoin, nova obra de Jomar Mesquita para a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), companhia criada pelo Governo do Estado de São Paulo, há 16 anos, e dirigida por Inês.
Tudo começou com o desejo de Inês e Jomar em buscar materiais com atributos de sustentabilidade, encontraram o trabalho da designer têxtil e estilista Agustina Comas, nossa super parceira e com quem desenvolvemos o tecido ORICLA ELÁSTICO. Como um casamento perfeito, ORICLA ELÁSTICO (feito de sobras da mesa do corte das nossas produções em escala) foi então escolhido como base para o figurino. Sob criação e coordenação geral de Agustina, tudo foi produzido aqui!
Para quem ainda não conhece, ORICLA ELÁSTICO é o resultado de um projeto de redução de resíduos têxteis que otimiza recursos e valoriza o trabalho da costura, mitigando um dos maiores problemas ambientais da nossa indústria: o excedente.
PARA CONHECER MAIS SOBRE ORICLA, CLIQUE AQUI!
Com estreia na última sexta-feira, dia 21 de junho, no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo, a obra Yoin aborda a sensação que fica depois de cessado um estímulo, uma provocação artística aos afetos que perpassam nossa memória e subjetividade “… e o que fazemos com o que ficou, com as nossas ancestralidades, perdas, gozos, suspiros, arrepios, dores… que guardamos no nosso relicário: Yoin”, completa o coreógrafo Jomar. A obra pôde ser vista até dia 23 de junho, ao lado de outras coreografias.
“Yoin fala de legado e, simbolicamente, usar essa ferramenta que hoje tem um nome complicado, mas está muito presente na nossa ancestralidade, o upcycling, é uma grande realização. No caminho tivemos também o desafio de produzir um trabalho artesanal num ambiente industrial, envolvendo o talento e o olhar de tantas costureiras e outras profissionais”, Agustina.
Como uma analogia, o figurino criado a partir do upcycling (processo que transforma resíduos e materiais inativos em novas matérias-primas e produtos), manifesta as muitas e novas versões que podemos criar a partir do que restou. Para nós, o projeto simbolizou o espaço de destaque que merecem as formas produtivas pensadas para mais circularidade e impacto positivo.
“É muito gratificante fazer coisas novas. Começamos construindo as peças na máquina reta e depois dos testes e ajustes em cada bailarino, finalizamos as peças na máquina overloque. Adorei também a dedicação das meninas com a produção do ORICLA ELÁSTICO. É de bater palmas! Tudo é feito nos mínimos detalhes para um acabamento perfeito. Senti orgulho de ver o nosso trabalho no palco e tive vontade de gritar “Fui eu que fiz!”. Eu amo a dança, é contagiante, e sou da dança de salão. Então, eu amei demais tudo, inclusive as músicas!”, conta Regiane Rodrigues, costureira.
Para coroar a experiência de Regiane e de quem teve a chance de assistir ao espetáculo, Yoin apresentou movimentos com forte influência das técnicas de dança de salão e por toda sua poesia foi aclamada pela plateia.
Créditos:
Criação e coordenação geral: Agustina Comas
Modelagem e Coordenação da Produção de figurino: Isabel Castro
Estagiária de produção de figurino: Clara Amaral
Coordenação da costura: Solange Rodrigues
Corte: Marceli Santos e Letícia Lima
Revisão de qualidade: Francilene Morais
Costura: Ivanilda Santos, Leila Salgado, Regiane Rodrigues, Patrícia de Freitas, Andresa Campos, Rute Ribeiro, Rosimeire Malta, Flavia de Godeis, Adriana Gomes
Tingimento tules: Tinturaria JC
Agradecimentos: Cris Mesquita, Claudia Cicolo, Claudio Cicolo, Amanda Cicolo, Luanna Cicolo, Igor Crivellari, Aline Narumi, Ana Júlia de Jesus, Natália Bertoni, Tatiane Bezerra, Lila Guimarães, Silvia Kohek, Daniela Nogueira, Caroline Souza, Lilian Souza, Renato Galdino, Tadeu Rodrigues, Thais Debellis, Helena Comas e Rafael Carvalho