Na indústria da moda a força feminina é enorme, especialmente nas confecções, como é o nosso caso. 81% de nossos colaboradores são mulheres. Toda essa relevância faz com que não penas o dia 8, mas todo o mês de março seja dedicado a pensar na equidade de gênero e em melhores condições de vida e de trabalho para as mulheres.
O Dia Internacional da Mulher, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1977, simboliza a luta por direitos e é uma pauta de toda a sociedade, que a ONU destaca como um dos seus objetivos de desenvolvimento sustentável, o ODS 5, em sinergia com a nossa responsabilidade social.
Por isso, além da decoração do refeitório em rosa e lilás, das frases do mês que espalhamos pela fábrica inspiradas no tema e da homenagem que fizemos no próprio dia 8 com a entrega de uma carta/poema escrita especialmente para nossas mulheres da moda em uma pequena cerimônia, no dia 12 de março vivemos um encontro inspirador com a palestrante Priscila Serrão.
Priscila é professora universitária e especialista em Gestão de Pessoas, começou sua vida profissional depois de uma jornada solitária e difícil ainda bastante jovem. De catadora de recicláveis, diarista e copeira, ela passou por diversas experiências e desafios sempre em busca dos seus sonhos, acumulando conhecimento e sendo insistente, como ela mesma nos disse: “Por mais difícil que pareça, a vida sempre vai te propor caminhos, a escolha é sua. Só não fique parado. Movimentar-se vale a pena. Ainda que não fosse possível enxergar, eu acreditava e a insistência era a minha maior força”.
Priscila Serrão
Como catadora, Priscila entendeu que toda oportunidade pode gerar recursos e foi a partir do “lixo” que começou a se estruturar. Aqui, com o nosso projeto Lixo Zero, temos trabalhado a ideia do #lixocomfuturo separando resíduos de refeitório e banheiros para que sejam destinados corretamente para o reuso. Em parceria com Musa, desde junho de 2023, até agora transformamos nossos restos orgânicos em 693.57 kg de adubo, rejeitos de banheiro em 7606.95 kWh de combustível energético (CDR) e plásticos e embalagens em 1140.45 Kg de materiais recicláveis. Para acompanhar em tempo real as atualizações desses e outros indicadores de impacto positivo, CLIQUE AQUI!
Ouvir a história da Priscila, além de tudo, nos conectou ainda mais aos nossos propósitos e valores, aprofundou nossa noção sobre a importância dos catadores e como o “lixo” pode e deve ser encarado como matéria-prima.
Com a presença de todos nossos colaboradores, a palestra aconteceu em clima de emoção com pitadas de humor e muito brilho nos olhos. Foi uma oportunidade de conhecer uma história real repleta de poder pessoal e de superação.
Claudia Cicolo e Priscila
Na história da Confecções T.Christina as mulheres são fundamentais, desde a nossa fundadora Tereza Christina Cicolo, passando por Claudia Cicolo, nossa diretora, as costureiras, revisadeiras, passadeiras e muitas outras por todos os setores, atuando em posições de liderança e nas decisões da empresa. Temos muito orgulho em celebrar toda essa presença feminina e inspiração que faz a moda brasileira acontecer!
Veja mais fotos desse dia:
Priscila Serrão e Priscila Estevão, da equipe de Marketing da Musa
Priscila e Patrícia de Freitas
Priscila e Ruth Ribeiro
Ana Lúcia Benedicto e Priscila
Da esquerda para a direita: Adriana Duarte, Claudia Cicolo, Lila Guimarães, Priscila Serrão, Kelly Oliveira, Priscila Estevão e Karina Foizer