A história da T.Christina é feita por muitas mães, começando por Thereza Christina que em 1979 comprou uma pequena confecção sem imaginar o tamanho que alcançaria uma geração depois com seu filho Claudio Cicolo na direção da empresa, ao lado de Claudia Cicolo, sua esposa. Sim, a T.Christina é uma empresa essencialmente familiar e continua assim…
Como em toda a indústria da moda, grande parte da nossa equipe é composta por mulheres e muitas mães. Por isso, aproveitamos o Dia das Mães para fazer uma homenagem carinhosa a algumas delas, que vivem no dia a dia da confecção a relação com seus filhos. A seguir, vamos conhecer mães e filhos que trabalham juntos e inspiram pela parceria.
Quem conhece Sueli e Weliton Silva percebe rapidamente o carinho que sentem um pelo outro e isso é contagiante! Eles contam com satisfação sobre a parceria que dividem com cuidado entre o profissional e o pessoal.
“Como é o primeiro emprego dele, ele tem uma visão diferente da minha e eu tenho experiência. É uma troca”, contou Sueli Silva. “O lado bom é conviver mais, principalmente por que estamos no mesmo setor”, disse Weliton Silva. “Mesmo assim, não ficamos tão próximos porque aqui a logística é bem ampla. Tem dia que nos vemos na hora de embora ou só no café”, completou Sueli. “Às vezes ela acha que eu não vim ou que chaguei atrasado só porque me viu pela primeira vez às dez da manhã”, brinca o filho.
Sobre o primeiro emprego do filho, ela conta: ” É uma satisfação grande, um sonho realizado e uma oportunidade que fez diferença na nossa vida”. Weliton comenta: “Mudou a minha vida, não só a dela, mas mais a minha. Antes de entrar aqui, eu tinha uma cabeça totalmente diferente. Ao mesmo tempo que eu me achava moleque, muita gente me via como homem, mas eu tinha o pé atrás porque nunca tinha trabalhado e ainda não estava vendo esse homem que agora eu vejo”.
Luana Almeida, a filha, veio primeiro para a T.Christina, há seis anos. Começou como auxiliar e hoje é costureira. “Ela falava bem daqui, que é um lugar bom para aprender e eu fiquei com vontade de trabalhar na empresa, então ela me indicou, fiz um teste e estou no setor da logística”, contou Lucia Almeida. “Não moramos juntas, então o convívio cresceu, conseguimos nos ver no café e no almoço”, falou Lucia que até pãozinho recheado traz para Luana como um clássico mimo de mãe.
Daiane Silva, a Dai, começou primeiro na T.Christina e logo contou para sua mãe sobre uma vaga na costura. Estão no mesmo setor há três anos. Antes disso, tinham trabalhado juntas em outra empresa e já tiveram uma oficina. O ofício da costura foi passado de mãe para filha. Lucia Silva, a mãe, começou aos 14 anos e ensinou tudo o que sabe para Dai. “Fico observando e aprendo muito com ela”, disse Lucia. E sobre o dia a dia no trabalho, Daiane comentou: “É uma ajudando a outra sempre”.
Silvana Oliveira tem duas filhas por perto. Ela está há sete anos na T.Christina, antes já tinha passado cinco anos na empresa, teve um intervalo mas voltou. Através de uma parceria com o SENAI, veio Pamela Messias, há dois anos. Mais recentemente, Natalia Messias chegou, há dois meses. “Quando estamos na frente de uma loja, mostro para o meu marido uma peça de roupa e falo que foi a gente que fabricou”, contou Silvana com um sorriso de mãe e profissional orgulhosa do seu trabalho em equipe.
Juntas no setor do emblema, Andressa, filha, e Eliane Silva contam que é muito bom trabalhar perto e apostam no equilíbrio para separar bem os assuntos pessoais e profissionais. Um dos pontos positivos dessa parceria é que sempre aprendem uma com a outra.
Ainda, outras famílias estão na T.Christina, com Adriana e Marinalva da Silva, a Nalva, que não conseguimos fotografar por desencontro de agenda. A dupla de mãe e filha é famosa pela fábrica não só pela presença enérgica, mas pelo tempo de casa. Nalva vai completar 20 anos e Adriana 17, começou como ajudante e está na costura há quase 14 anos. “Dividimos bem as coisas, mas tem muito companheirismo”, disse Adriana. “Vamos e voltamos juntas, vemos as conquistas uma da outra e ainda tenho uma irmã trabalhando com a gente!”, disse Nalva.
Para todas as mães, a nossa homenagem e reconhecimento pela força e habilidade em coordenar tantas tarefas em casa e no trabalho! Feliz Dia das Mães!