Olhar para a pegada hídrica da moda, que tem como histórico um elevado índice de consumo de água e de responsabilidade sobre a sua poluição com resíduos sólidos, como os microplásticos, e substâncias químicas tóxicas é fundamental e urgente. Segundo uma reportagem do G1, “Um relatório publicado pela ONU nesta terça-feira (21) alerta para o risco de uma crise global de escassez de água. De acordo com o documento, a escassez sazonal do recurso pode se tornar mais frequente na América do Sul e em outras partes do mundo”.
O USO DA ÁGUA NA MODA
Ainda, outro dado divulgado pela ONU (Organização das Nações Unidas), diz que a fabricação de roupas é responsável por 20% de toda a água usada do planeta e que a grande concentração desse gasto está na produção de tecidos, especialmente jeans e algodão. De acordo com a Ellen MacArthur Foundation – instituição com atuação internacional que trabalha para acelerar a transição para a economia circular – a produção têxtil usa cerca de 93 bilhões de metros cúbicos de água anualmente, o equivalente a 37 milhões de piscinas olímpicas.
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ABIT, enviou hoje mesmo uma mensagem destacando a data para parceiros e membros do nosso setor, o que consideramos importante para sensibilizar as empresas para soluções inteligentes de hídrico inteligente.
CAPTAÇÃO PLUVIAL NA T.CHRISTINA
Aqui na T.Christina, temos um sistema de captação pluvial com duas grandes caixas d’água que abastecem nossos banheiros e a limpeza da fábrica. A ideia é pensar em impactar menos possível o meio ambiente com a nossa produção de moda e contar tudo isso aqui faz parte do nosso propósito em inspirar boas práticas e mudanças necessárias para um mundo mais justo e sustentável.
ALÉM DA INICIATIVA PRIVADA; A SOCIEDADE
Neste Dia Mundial da Água, viemos lembrar da responsabilidade com esse recurso vital e tão usado na indústria da moda. Como sociedade e individualmente, também é preciso ter essa consciência nos momentos mais cotidianos: na hora do banho, de lavar a louça, a roupa… de escovar os dentes. A atenção para o tema deve ser coletiva, plena e constante, como uma força-tarefa para minimizar o panorama preocupante.