Como uma retrospectiva, lembramos de um momento marcante do ano: a participação da Claudia Cicolo, nossa Diretora Executiva, no painel “Varejo e cadeia produtiva de moda unidos por uma causa comum”.
O encontro no mês passado foi promovido pela ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) no Congresso Internacional da ABIT (Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção), em Belo Horizonte. Fernando Pimentel, presidente da ABIT, e Edmundo Lima, Diretor Executivo da ABVTEX, estavam na conversa que destacou o movimento ModaComVerso como um agente transformador do setor através do seu pilar social.
“Nos encantamos pelo ModaComVerso justamente porque ele traduz e multiplica um dos nossos maiores propósitos que é o de valorizar as mãos por trás das roupas que vestimos. Proporcionar reconhecimento merecido para os trabalhadores da moda e sensibilizar o consumidor final para que ele aposte numa cadeia produtiva ética são compromissos fundamentais que podem trazer resultados positivos para todos. Afinal, sonhamos com brilho nos olhos, engajamento e mais qualidade de vida”, disse Claudia.
Participam do ModaComVerso todos os fornecedores do setor e redes de varejo associados à ABVTEX com a sua certificação de responsabilidade socioambiental. O movimento é identificado pelo selo oficial com um alfinete estilizado que simboliza os bastidores da moda. Ele foi criado no final de 2021 e pode ser visto em vitrines, etiquetas, sites e material de divulgação.
Recentemente, além da publicação de uma matéria jornalística com a história de uma das líderes de produção da T.Christina, a Tatiane Bezerra (leia aqui), aconteceu o desfile de abertura da semana de moda Casa de Criadores com outra colaboradora em lugar de protagonismo. Leila Santiago desfilou pela primeira vez, realizando um sonho antigo e representando um grupo imenso de costureiras a convite do ModaComVerso (leia mais aqui).
Questionada sobre a parceria, Claudia comentou: “Com o programa da ABVTEX, tivemos uma visão diferente. Hoje, não agimos só reativamente, somos mais proativos. Está sendo muito gratificante pra gente essa adesão, ela tem empoderado nossos colaboradores e trazido a noção de que o que estamos fazendo tem sentido. É difícil competir com a informalidade e com a invasão de mercados de fora que não fornecem qualidade e condições de trabalho, sim, mas não é impossível. Deixo aqui o meu convite para todos que puderem se engajar, porque tudo isso pode trazer um resultado muito rápido, o que interfere também em produtividade e qualidade. De acordo com os dados divulgados pela ABIT, somos 25 mil empresas formalizadas e apenas 4 mil são signatárias da ABVTEX. A gente tem muito caminho ainda e muito o que fazer como confeccionistas.”
Claudia ainda citou algumas das iniciativas internas da T.Christina como a Escolinha que termina com a Cerimônia da Troca de Avental, quando os profissionais aptos já podem vestir o avental azul, a cor usada no setor da costura na empresa.
“Pequenos gestos fazem uma diferença enorme. Passamos por dificuldades, como todos, mas nos sentimos cada vez mais fortalecidos. Estamos com nosso pessoal super engajado, nosso nível de absenteísmo hoje é muito baixo. O amor pela costura existe e é transformador, cabe a gente como sociedade resgatar essa valorização”.