Quem vê Leila Salgado na passarela nem imagina que apesar do momento da foto representar um sonho antigo, ele é também uma realidade distante do seu dia a dia na moda. Como ela disse, “desfilar é um outro mundo” e é exatamente para que isso mude que o movimento ModaComVerso, idealizado pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), existe.
Como vitrine para o movimento, aconteceu na segunda-feira passada, dia 5/12, a abertura da Casa de Criadores (comemorando 25 anos) com um desfile todo estrelado por profissionais dos bastidores da moda. Leila representou lindamente a equipe da T.Christina, que tem o selo de responsabilidade socioambiental ABVTEX OURO e por isso faz parte do ModaComVerso. A emoção foi geral, um acontecimento que marca o início de novos tempos.
Trazer visibilidade para os profissionais de toda a cadeia produtiva, além de sensibilizar o consumidor final dando a ele segurança para que apoie marcas éticas, é um caminho para que a roupa na loja ou na semana de moda seja vista como o resultado de um processo de criação coletivo, que reúne inúmeros talentos. A valorização das mãos e mentes por trás de cada peça tem o objetivo de transformar o setor e a forma como produzimos e consumimos a moda.
Leila, paulistana, tem 52 anos e é costureira há mais de 14 anos colaboradora da T.Christina. Antes, foi vendedora, trabalhou numa fábrica de cintos e em outra de jeans. Sua história na costura começou quando ainda atuava como ajudante geral no setor de arremate da T.Chris. Com o incentivo do projeto interno da empresa “Escolinha”, ela finalmente aprendeu a costurar, um segundo sonho da juventude. E nunca mais parou.
“Eu não sabia nada, mas entendi que era isso, que a costura era pra mim. Eu amo ser costureira! Acho o máximo pegar um pano ainda no rolo, colocar em cima da mesa fazer um corte e de repente criar uma peça. Parece uma mágica! Costurar é como ouvir música, faz você esquecer o mundo lá fora, viajar”, nos contou Leila ainda emocionada por lembrar do evento.
Na plateia da Casa de Criadores, a convidada especial era sua filha Larissa de 29 anos, mãe da Eloá de 11 meses. No semblante concentrado de Leila, percebemos o foco que ela diz ser companheiro para seguir em frente na realização do que importa e a “responsabilidade de ‘vestir a camisa’ de uma empresa que ela ama, formada por pessoas que ela admira”.
Admirados ficamos todos nós com sua presença e beleza na passarela, simbolizando a importância e a força de muitas mulheres que fizeram, fazem e farão verdadeiramente a moda que sonhamos!
Ficha técnica do desfile ModaComVerso:
Direção criativa: Eduardo Araújo Silva
Modelagem e produção de moda: Paulo Pallas
Trilha sonora: Pejota Fernandes
Direção de beleza: Maxi Webber
Powerfilm e silk: Rabisko
Acessórios: Riachuelo
Apoio: Dafiti, Marisa, Riachuelo, RVB Malhas e Confecções T.Christina
Agradecimentos: Cause, Degrade, Lorsa, Lema, Casa de Criadores, Maglieria Giacomo e Lutestil
Modelos: Anaís Nunes dos Santos, Bruna Corrêa, Claudiniz Ap.Souza, Jennifer Sales, Leila Aparecida Salgado Araújo, Lucimara Mendes da Silva, Maria das Dores Ferreira dos Santos, Rogerio Costa Lemos, Tiago de Castro Leite, Valéria Berenice de Lima