Com o tema Upcycling Industrial Brasileiro, aconteceu na quinta-feira passada o primeiro desfile da collab entre as marcas Rani e COMAS na sexta edição do Brasil Eco Fashion Week Fashion Week , evento que estimula as práticas sustentáveis na moda e dá visibilidade para iniciativas inovadoras, muitas vezes pequenas mas precursoras de grandes movimentos.
O projeto dessa parceria, que resultou em roupas fitness feitas a partir do upcycling, nasceu aqui na T. Chris com o propósito de reduzir a geração de resíduos têxteis da nossa produção. A moda fitness proposta pela collab é marcada pela preocupação com conforto, qualidade e durabilidade, com base em modelagens que transitam por diferentes corpos e momentos.
Na passarela, vimos elementos cênicos que simbolizam os modos produtivos desse processo de valorização de matéria-prima, com a criação do tecido ORICLA ELÁSTICO, em rolos de 20m construídos com material sobrante e que seria descartado.
“Quando entendemos o upcycling como um modo de produção viável, senti que poderia realizar o sonho de ter uma marca de moda fitness com sentido. É muito legal fazer moda com o que se tem, trazendo outros conceitos para o consumidor”, Luanna Cicolo, idealizadora da Rani, com experiência de mais de uma década como diretora de produção na T.Christina.
Com a especialista em moda circular Agustina Comas, da COMAS conseguimos escalonar essa produção, valorizar nossas mãos e tecnologia e ainda recolocar no mercado recursos materiais com significado e estilo.
“No design por restrição, tudo é possível, mas nada é aleatório, tudo envolve programação e testes. E com o tecido elástico, que tem um comportamento totalmente diferente dos planos, o aprendizado é subjetivo e constante, estamos sempre nos surpreendendo com o que é possível criar”, Agustina Comas.
“Neste trabalho, fica evidente a precisão dos recortes, as costuras tecnológicas que fundem os retalhos dançantes e a possibilidade de brincar com as cores das linhas numa poesia para o dia a dia”, Lucius Vilar, que assina o styling do desfile no BEFW.
Para completar a ambientação do desfile, foi criada uma trilha sonora original assinada pelo músico e produtor Agenor Garcia com sons do nosso dia a dia, captados aqui mesmo em plena atividade dos nossos colaboradores (para ver o vídeo, clique aqui).
Sobre o Brasil Eco Fashion Week (BEFW):
Primeira semana de moda da América Latina dedicada exclusivamente à indústria fashion de atributos sustentáveis. Realizada pela Brasil Eco Fashion — plataforma de moda, inovação e sustentabilidade que vem impulsionando e fomentando o ecossistema de boas práticas socioambientais no cenário brasileiro têxtil e de confecção.
Nesta 6ª edição, com o tema CoCriar o Futuro, o evento reuniu 20 desfiles, 18 painéis, 30 workshops, além de instalações temáticas. Na pauta: os pilares da moda sustentável como a preservação ambiental, o desenvolvimento social e econômico. Entre os pontos de atenção há inovação têxtil, ciência e conhecimento, resgate cultural, circularidade, certificações, upcycling, reciclagem e descarte de resíduos. O mercado de consumo e de cultura foram abordados com temas como inovações digitais que incluem e-commerce, rastreamentos, NFTs e metaverso, entre outras. A semana aconteceu de 1 a 3 de dezembro, no Senac Lapa Faustolo e, de 4 a 6 de dezembro, os workshops foram realizados na Unibes Cultural.
“A BEFW tem como propósito nutrir o ecossistema apresentando processos produtivos e criativos, conectando os negócios da moda a uma cadeia de suprimentos inovadora e sustentável e aproximar as marcas dos consumidores”, explica Rafael Morais, diretor executivo da plataforma Brasil Eco Fashion (BEF), realizadora o evento.
O evento tem patrocínio master da Renner e do Mercado Livre, e patrocínio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae Nacional e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac.Vale destacar que desde a primeira edição, a BEFW – semana de moda sustentável – tem recebido apoio da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção – ABIT em diferentes ações como convite de compradores e da imprensa internacional. Também tem as parcerias com o programa Texbrasil da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil, para internacionalização de marcas e produtos nacionais, além da Associação Brasileira de Estilistas – Abest.
FICHA TÉCNICA DO DESFILE:
Concepção: Equipes Rani e Comas
Coordenação: Agustina Comas
Styling: Lucius Vilar
Equipe de estilo: Isabel Castro, Luanna Cicolo e Agustina Comas
Comunicação: Lila Guimarães
Trilha sonora: Agenor Garcia
Vinheta: Hol3D
Beleza: Amuse Beauty Artists
Casting: Oxygen Models
Produção: Mariana Cezário
Corte e Confecção das peças na T.Christina: Diretoria e líderes: Claudia Cicolo, Sandra Regina Garcia, Adriana Duarte, Ronaldo Souza de Oliveira, Thais Debellis, Natalia Bertoni, Aline Narumi, Solange Rodrigues, Eziquiel Gonçalves, Andréia Fadul, Danilo Batista, Ronaldo Souza de Oliveira, Clederson Lima, Wagner Araújo Lima, Michael de Souza Oliveira, Thiago Galvanine, Thiago de Sousa, Thelma Isabel dos Santos Gomes, Rose Cristina de Azevedo do Prado, Michael de Souza Oliveira
Costureiras: Ivanilda Santos Ferreira, Elisangela Carneiro, Ruth Ferreira, Leila Aparecida Salgado, Sonia Maria Ribeiro de Souza, Francilene Morais, Patricia de Freitas Ferreira, Andreia Vinholo, Rosangela Santos de Souza, Regiane Pinho Rodrigues, Ivanilde Moreira, Rosineide Ramos
Operacional Rani: Thelma Isabel, Rose Cristina e Ana Paula Martins
Agradecimentos: Toda a equipe da Confecções T.Christina, Claudio Cicolo, Igor Crivellari, Raphael Sumida, Bruna Costa, Adriana Cicolo, Daniela Colato, Rafael Morais, Renato Galdino, Erika Cristina Badanai, Ika Fleury, equipe Jorik, equipe MOMO Ambiental, Rafael Carvalho, Helena Comas, Renata Cunha