Este mês marca os 10 anos da campanha nacional de prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, momento de falar sobre o assunto sem tabu, de transformar dúvidas em informação. Afinal, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele.
No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado com a Vida*, especialmente para lutar contra o preconceito masculino em relação ao exame de toque. Nas plataformas do Instituto, órgão dedicado às duas principais causas da mortalidade, o câncer e as doenças cardiovasculares, é possível encontrar ainda mais informação e os seus canais de atendimento para quem quer se cuidar preventivamente ou para quem está em tratamento oncológico.
A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que pesa cerca de 20 gramas. Localizada abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso), sua função é produzir e armazenar o líquido prostático que, junto com o líquido seminal produzido pelas vesículas seminais e os espermatozóides formam o sêmen. Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada. Por isso, alguns dos sintomas da doença são dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e sangue na urina. Mas muitas vezes, não há sintoma.
A forma mais eficaz de detectar qualquer anormalidade na glândula é através do exame de toque retal e o exame de sangue para avaliar a dosagem do PSA (antígeno prostático específico). Além disso, fazer check-up regularmente, cuidar da saúde mental e ter hábitos saudáveis (evitar o tabagismo, fazer exercícios) é cuidar da saúde com prevenção e apostar numa vida longeva.
Com o diagnóstico precoce, as chances de cura são muito maiores, assim como acontece com o câncer de mama (leia mais sobre isso aqui). E, apesar de 75% dos casos no mundo ocorrerem em pessoas a partir dos 65 anos, a atenção e o autocuidado precisam estar em dia em todas as faixas etárias.
Informe-se mais pelos sites oficiais do INCA e do Instituto Lado a Lado com a Vida, procure avaliação e acompanhamento médico. Cuide-se!
*CLIQUE PARA CONHECER OS SERVIÇOS E CANAIS DE AJUDA DO INSTITUTO LADO A LADO COM A VIDA (LAL):
10 RESPOSTAS SOBRE A SAÚDE DO HOMEM – GUIA GRATUITO COM PESQUISAS E DADOS
CANAL 0800 LAL (LIGUE 0800 222 2224 PARA ORIENTAÇÃO SOBRE SAÚDE DO HOMEM)