Rosa é uma das cores que mais nos remete ao universo feminino. Por isso, simboliza o mês de prevenção ao câncer de mama, embora a doença não aconteça apenas em mulheres. Os homens entram na estatística com pelo menos 1% dos casos comprovados.
Sabendo que 75% da cadeia produtiva da moda no Brasil é composta por mulheres, o outubro na T.Christina não poderia ter outra cor. Aqui, o OUTUBRO é ROSA e estamos preparando uma programação especial para fortalecer a campanha de conscientização. Já, já, contaremos mais! Por agora, ficamos com o que é considerado fundamental para a prevenção; INFORMAÇÃO:
DADOS DO INCA
De acordo com o INCA (Instituto Nacional de Câncer), “um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início”. Assim, prevenir com informação é fundamental para que os diagnósticos aconteçam sem atrasos.
Ainda, o autoexame e a observação das mamas como rituais diários de autocuidado, continuam sendo formas importantes de detectar a doença, assim como acompanhamento médico rotineiro.
Especialmente, entre as mulheres acima dos 50 anos – as mais atingidas de acordo com as estatísticas divulgadas pelo INCA (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após essa idade), devem recorrer aos exames de mamografia, um dos métodos mais seguros de detecção precoce do câncer.
SINAIS E SINTOMAS
Entre os sinais e sintomas da doença, o nódulo (caroço) fixo e geralmente indolor é a principal manifestação da doença. Também, pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no mamilo; pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; e saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos.
A indicação do INCA é que esses sinais devem ser analisados por um médico para que o caso seja avaliado clinicamente e tenha o diagnóstico correto para um tratamento adequado.
SAÚDE O ANO INTEIRO
Além disso, a campanha reforça que cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar e não fumar.
Cuide-se e cuide de quem está perto, o ano inteiro!
Saiba mais no site oficial do Instituto Brasileiro de Câncer, clicando aqui!